sábado, 14 de maio de 2011

COMPORTAMENTOS MENTAIS

Estamos vivendo numa época em que um número significativo de pessoas estão sofrendo de enfermidades não somente físicas, mas a alma, o intelecto e o espírito estão enfermos.

Mahatma Gandhi disse algo que eu concordo: ´´ As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos ´´

Tem pessoas que só sabem praguejar, pensar negativamente em relação ao outro, maquinar o mal, torcer contra o semelhante; e tudo isso é gerado na mente (através de pensamentos).

A depressão se tornou uma doença terrível que assola muitos dos nossos contemporâneos e perturba a vida dos seres humanos. Um pensador da atualidade chamado Mike Murdok diz: ´´ A dor é a prova da desordem ´´. Isto é, ao notarmos pensamentos fúteis, de caráter ruim, devemos perceber que algo em nossos pensamentos está desordenado, isto é, nosso comportamento mental está sendo alterado em função de distúrbios mentais.

Aderir coisas boas no pensamento é uma questão de saúde mental. Cultivar a positividade, as delícias e os prazeres da vida, é bom para o cérebro. Pensamentos oriundos de mágoas, ódio, inveja deturpam nosso raciocínio, inibem nossa capacidade de exercermos um comportamento mental altamente envolto pelas belezas da vida.

Cultive boas conversas, como disse Paulo de Tarso, o intrépido personagem das escrituras sagradas ´´ As más conversações corrompem os bons costumes ´´ É importante que sejamos lógicos com equilíbrio, que sejamos emocionais na medida certa, críticos para o construto do pensamento, flexíveis para não incorrermos em sermos radicais. Ações simples como essas entre tantas outras nos ajudará a termos um comportamento mental adequado e bom.

Pense nisso!

Anderson Flávio

Nenhum comentário: